EDITORIAL DE FEVEREIRO/MARÇO: AOS POUCOS, AS CORRIDAS ESTÃO VOLTANDO!!!

15 de Fevereiro de 2021 às 09:31

Depois de ficarmos sem provas desde abril do ano passado, com inúmeros cancelamentos e adiamentos, tanto no Brasil como no exterior, 2021 começou com duas boas notícias para os corredores: as vacinas estão chegando e as corridas presenciais aos poucos vão acontecendo, como a Meia de Gramado em janeiro (foto). Ainda são as pequenas e principalmente as fora de centros urbanos, as chamadas “de montanha”, mas a projeção é que a normalização se acelere nos próximos meses. 

Por isso mesmo, esta edição traz de volta as seções “Agenda” e “Provas Longas”, com eventos previstos aqui e lá fora, a partir de março, com a ressalva que devem ser confirmados com os organizadores, uma vez que a situação da pandemia que assola o mundo ainda não está sob controle e todo dia aparecem (más) novidades.

Aliás, como está no título da seção “Conversa de Treinador”, de Aulus Sellmer, é fundamental todos se vacinarem, para que a retomada da normalidade venha mais rapidamente e os corredores se animem a treinar com mais afinco, especialmente se tiverem uma participação em evento à vista.

Nesse sentido, Fernando Beltrami oferece neste mês uma planilha de 12 semanas, com dois testes (de 10 e de 21 km) durante essa preparação, para que a pessoa tenha ideia do seu atual condicionamento. Ele também nos envia, diretamente de Genebra, onde mora, uma atualização sobre o que diz a ciência a respeito do sistema imune e a corrida, com as principais dúvidas (e respectivas respostas) a respeito do tema, nesta época de Covid-19.

Também na Europa, mas na cidade do Porto, Andreia Torres faz um apanhado das recomendações e cuidados nutricionais sugeridos pelos especialistas, tanto para aqueles que pegaram o vírus, como para os que estão preocupados em reduzir a chance de serem contaminados.

Já na seção “Releitura” trazemos três matérias, a primeira, do ex-colaborador da CR Luiz Carlos de Moraes, bastante prática para os tempos atuais, que é a rotina de musculação indicada para corredores, muitas vezes impedidos de realizar seu esporte ao ar livre, ou por não desejarem assim fazer, usando máscara. 

A segunda aborda um tema que a revista enfocou várias vezes, que é a contestação de algumas “verdades” no nosso esporte, no caso a indicação para se alongar antes de começar a correr, que nada ajuda e pode até ser prejudicial.

A terceira, de autoria de Vicent Sobrinho, que mora atualmente em Portugal, faz uma homenagem a um de nossos maiores maratonistas, Elói Schleder, recordista brasileiro e presença nos pódios de inúmeras e importantes provas no país e exterior, nos anos 70 e 80, que merece se conhecido pelos nossos leitores.

E Nelton Araújo, como seu texto primoroso, lembra a história da igualmente recordista em maratona, com a melhor marca do mundo em 1967, aos 13 anos (!), a canadense Maureen Wilton, e que passados 42 anos voltou a competir nos 42 km, por estímulo de sua filha.

Enfim, uma edição absolutamente primorosa da Contra-Relógio, que se empenhou para continuar informando e estimulando os corredores brasileiros, durante estes últimos 12 meses de anormalidade, e que espera voltar em abril a sair mensalmente, como sempre fez, desde outubro de 1993.

Vamos nos manter em forma e saudáveis, para a volta das corridas!!!

Tomaz Lourenço – Editor da CR FONTE:https://contrarelogio.com.br/colunas/desafio/editorial-da-revista-de-fevereiro-marco-aos-poucos-as-corridas-estao-voltando/

Assuntos:

CORRIDASVOLTANDO