Secretários discutem Planejamento Estratégico do Ministério do Esporte

22 de Setembro de 2015 às 10:43

Com a presença de representantes de todos os setores e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Ministério do Esporte reuniu-se na segunda semana de setembro para discutir o Planejamento Estratégico do Ministério do Esporte.  O secretário executivo da pasta, Ricardo Leyser, fez um histórico das ações desenvolvidas pelo Ministério até o momento em que a instituição tornou-se protagonista da agenda do esporte no país.

“O grande desafio do Ministério do Esporte é pensar as próximas agendas, após os grandes eventos esportivos – Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016”, afirmou o secretário Leyser. Segundo Ricardo, o planejamento já estava previsto na política do órgão, por ser essencial e relevante ao desenvolvimento do ministério. Ele também pediu o comprometimento de cada unidade e informou que o ministro George Hilton está envolvido na construção, nas entrevistas e revisão dos documentos que serão produzidos ao longo do processo.  

Após a fala do secretário, o chefe de gabinete, Ivan Soares, ressaltou o total apoio e envolvimento do ministro com o projeto, ao considerar a importância do planejamento estratégico, fundamental para aprimorar a gestão e desenvolver o trabalho da instituição. Segundo ele, o processo será feito da forma mais democrática, integrando todos os setores para projetar, a partir desse momento, o futuro do esporte no Brasil.

A diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica, Cássia Damiani, ressaltou que esse planejamento parte de experiências anteriores, incluindo o Diagnóstico realizado pelo CGEE em 2014. Em seguida, Cássia passou a palavra ao diretor de Desenvolvimento Gerencial da Enap, Paulo Marques, que enfatizou a experiência da escola em planejamentos estratégicos de outros órgãos e atentou para a importância do respeito ao cronograma do projeto, que tem previsão de entrega para novembro deste ano.

Os consultores responsáveis pelo projeto fizeram uma breve apresentação sobre a importância do planejamento para o sucesso da gestão, a metodologia a ser empregada no trabalho, suas etapas e resultados esperados. A expectativa segundo o coordenador-geral da CGPAG, Gustavo Amorim, é que o projeto aponte onde o Ministério pretende chegar e quais as metas a serem alcançadas nos próximos anos.

Cleide Passos

Assuntos:

do Ministério Esporte