Convênio busca transformar UFRN em polo de atletismo

27 de Outubro de 2017 às 14:59

Uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) vai implantar na instituição o terceiro polo da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo (RNTA). O acordo de cooperação foi assinado na quarta-feira, 26, pela reitora Ângela Maria Paiva Cruz, o gerente nacional da RNTA, Luiz Eduardo Viveiros de Carvalho, e o gerente de alto rendimento da CBAt, Clóvis Franciscon.

Com a implantação do Centro Regional de Treinamento de Atletismo de Natal (CRTA-Natal), a UFRN será um polo de referência em atletismo no Brasil. O Centro vai atuar na capacitação contínua de treinadores e no atendimento de atletas nas categorias mirim, menor e juvenil.

A Rede Nacional de Treinamento de Atletismo é um projeto da CBAt em parceria com o Ministério do Esporte, que busca disseminar métodos de treinamento esportivo para descobrir e desenvolver atletas de alto rendimento. O CRTA-Natal dará suporte à modalidade nas regiões Norte e Nordeste, com vistas a difundir o atletismo, preparar novos talentos esportivos, fortalecer a participação brasileira em eventos internacionais e favorecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a revelação e o treinamento de atletas da UFRN.

“Esta parceria nos dá melhores condições e diretrizes estruturais, metodológicas e programáticas para a condução do centro de treinamento”, afirmou a reitora, Angela Maria Paiva Cruz.

A universidade disponibilizará a estrutura física existente em suas instalações, enquanto a CBAt fornecerá recursos humanos e os equipamentos necessários para o treinamento e funcionamento da CRTA-Natal. A coordenação ficará a cargo do professor do Departamento de Educação Física da UFRN, José dos Santos Figueiredo.

Fonte: http://ufrn.br/imprensa/noticias/10903/convenio-busca-transformar-ufrn-em-polo-de-atletismo