Atletas da UFRN participam dos Jogos Universitários Brasileiros

8 de Novembro de 2018 às 19:46

Estudantes de diversos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participam, a partir do próximo domingo, 4, dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), considerado o maior evento desportivo da América Latina. Ao todo, 61 alunos da instituição vão representar o estado nos jogos, que acontecem na cidade de Maringá-PR até o dia 11 de novembro, competindo com cerca de 4 mil estudantes de todo o Brasil.

Os atletas da UFRN disputam as modalidade atletismo (masculino e feminino), atletismo paradesportivo (masculino), futebol virtual (masculino), futsal (masculino), judô (masculino e feminino), League of Legends (masculino), natação (masculino e feminino), natação paradesportiva (feminino), skateboarding (masculino), vôlei (masculino), além da modalidade acadêmico, com apresentação de trabalhos.

Segundo Cícero Tavares, aluno do curso de Direito, a expectativa é superar os resultados anteriores. “Essa vai ser a segunda vez que participo do JUBs e venho colhendo frutos nas últimas competições como ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso e lançamento de dardo nos últimos Jogos Parapan-Americanos Universitários”, destaca. Este ano, Cícero vai competir nos JUBs nas modalidades paralímpicas de arremesso de peso e lançamento de disco e dardos.

A UFRN se destacou nos JUBs 2017 no atletismo, na natação, no vôlei masculino, no League of Legends e no acadêmico, somando 7 medalhas. Uma dessas foi da estudante de Pedagogia Katilen LIberato. Ela treina natação desde os 8 anos e esta é a terceira vez que participa do JUBs: “No ano passado, consegui ficar em segundo lugar nos 50 metros borboleta e a expectativa é conseguir reduzir o tempo e chegar novamente ao pódio”, comenta.

A Universidade também se destacou no ranking do Troféu Eficiência 2017, criado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), ficando na quarta posição, entre 277 instituições públicas e privadas e foi a segunda melhor Instituição de Ensino Superior (IES) Pública do País.

Para Alexandre Bulhões, gestor desportivo do Complexo de Esportes e Eventos da UFRN, a participação dos alunos é uma política da Universidade: “A UFRN vem se destacando no cenário nacional em diversas competições, reflexo da nossa política de esportes, no que diz respeito, à democratização do acesso ao esporte, incentivo ao desenvolvimento de atletas, integração social e melhoria da qualidade de vida”, registra.

Além dos 61 alunos, estarão presentes nos JUBs, quatro treinadores, o gestor desportivo, o professor José Pereira de Melo (membro da comissão científica) e o diretor do Complexo de Esportes e Eventos da UFRN. Todos os atletas que participarão dos JUBs receberam auxílio financeiro para custeio do transporte de ida e volta para a competição.

Preparação
A equipe da Universidade intensificou os treinos nos últimos dias em preparação para a competição nacional, como Lucas Diego dos Santos, estudante do curso de Licenciatura em Educação Fìsica. Ele vai competir na modalidade decatlo participando de dez provas de atletismo: “Nós até reduzimos um pouco o ritmo nesta última semana, mas já estamos a alguns dias conciliando as aulas com os treinos para tentar superar nossa marca e chegar ao pódio”, ressalta.

Já para o paratleta Cícero Tavares, um dos aspectos importantes trabalhados nesses últimos dias é o fator psicológico. “A gente já vem trabalhando o físico e o psicológico, porque um depende do outro, para alcançar um bom resultado”. destaca.

JUBs
Ao todo, 15 modalidades individuais e coletivas serão disputadas do JUBs 2018. Entre elas estão as tradicionais provas de atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, além dos jogos eletrônicos FIFA 2018, League of Legends e do JUBs acadêmico. A novidade dessa 66ª edição é a inclusão do skate como modalidade, uma vez que o esporte entrou no programa olímpico e será disputado em Tóquio, em 2020.

Além da UFRN, o Rio Grande do Norte será representado por estudantes de outras quatro instituições de ensino. Esta fase final dos JUBs vale como título nacional e, também, serve como seletiva para os Jogos Universitários Sul-Americanos – considerada a maior competição universitária do planeta.

Fonte: AGECOM - UFRN