10 exercícios para fortalecer a lombar

16 de Maio de 2021 às 18:51

Se você trabalha muitas horas sentado, deve estar acostumado a sentir dores nas costas. Para amenizá-las, o ideal é fazer um treino que favoreça o fortalecimento da lombar. Esta é uma região que sofre com a execução de inúmeros movimentos, mas poucas pessoas reconhecem que podem optar por exercícios específicos para o fortalecimento dessa região corporal. Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva Brasil, conversou com o Webrun e deu 10 dicas de exercícios que você pode fazer para fortalecer a lombar.

10 exercícios para fortalecer a lombar 1. Levantamento terra

Esse exercício vai trabalhar, de uma forma bem acentuada, o fortalecimento da lombar porque exige uma tração bem forte da musculatura. O exercício consiste em levantar uma barra do solo. A pessoa se posiciona-se em frente à barra, agacha e pega de forma alternada (uma mão com a palma para frente e outra com a palma para trás) com a coluna reta. Faz a extensão do corpo primeiro e depois a extensão do joelho. A posição final é com o corpo todo alinhado, quando terminar, solte a barra no chão ou desça lentamente.

10 exercícios para fortalecer a lombar

2. Agachamento livre barra

Este exercício é um dos clássicos, consiste em posicionar a barra sobre seu trapézio, tirar do apoio e fazer uma leve flexão do joelho sem jogá-lo a frente. Você deve flexionar o quadril para trás, descer até aproximadamente 90. Na fase final estenda os joelhos e quadril e volte para a posição ereta.

10 exercícios para fortalecer a lombar

3. Stiff com halteres

Os halteres estarão no chão, você deve ficar na frente e pegá-lo sem curvar a coluna (que deve estar sempre bem alinhada). Faça uma flexão do quadril e pegue o peso do chão; dependendo do peso do halter você flexiona o joelho e levanta. Os halteres estarão na frente da sua coxa, deixe a palma da mão voltada para você, com o joelho levemente flexionado e a coluna alinhada, sem flexionar o tronco. Apenas flexione o quadril. Em um ângulo de 90 com o tronco, deixe o halter solto na mão até quase tocar o solo. Retorne até ficar com o tronco e quadril alinhados novamente. Dica: procure sempre fazer isso olhando para frente. Também pode ser feito com barra.

10 exercícios para fortalecer a lombar

4. Prancha isométrica

Muito utilizada para ativar o core e consequentemente a lombar. Comece deitado com o abdômen voltado para o solo, as únicas partes que tocam o chão são as pontas do seu pé, os cotovelos e as mãos. A perna deve estar alinhada com o quadril, e a coluna com a cabeça. É preciso formar uma prancha perfeita.

5. Extensão de tronco no banco

Comum nas academias é também conhecido como banco romano. Você deve estar apoiado com a coxa e o abdômen (que estará voltado para baixo) em duas almofadas, uma travando o tornozelo e outra o abdômen. Flexione o tronco até o mais perto do solo que conseguir e volte.

10 exercícios para fortalecer a lombar

6. “Flutter Kicks”

Deitado em um banco de barriga para baixo, você deve abraçá-lo, deixando as pernas sem apoio e fazendo um movimento rotativo, como se tivesse nadando. Ou deitado no chão com o abdômen para cima, com as mão atrás dos glúteos e o tronco um pouco levantado, fazendo o movimento rotativo para cima.

7. “Super Man”

É bem simples> você deita no colchonete de barriga para baixo e junta bem os dois pés com a perna estendidas. Pode deixar as mão estendidas lateralmente ou a frente. Em um único movimento puxe o peitoral e as pernas para cima, tentando fazer um “U” com seu corpo.

8. Perdigueiro isométrico

É bem interessante e segue o mesmo principio da prancha isométrica, com o cotovelo no solo. Em quatro apoios, com a coluna bem alinhada, levante o braço direito, mantenha bem estendido. Junto, levante também a perna esquerda na mesma proporção do braço. Ambos bem alinhados com o tronco, entre 30 e 60 segundos, depois inverta.

+ Não perca nenhuma! Seu calendário completo de corridas está aqui!

9. Prancha oblíqua isométrica

Vai trabalhar todo o core com ênfase nos oblíquos. Deite de lado no colchonete com um dos cotovelos no chão e o outro braço estendido para cima. Com um pé em cima do outro, como se fosse uma cruz.

10 exercícios para fortalecer a lombar

10. Dhanurasana (postura do arco)

Para realizar o último dos exercícios para fortalecer a lombar, fique deitado de barriga para baixo, olhe para frente. Flexione e puxe a perna direita em direção aos glúteos, com o pé esquerdo faça o mesmo movimento. O arco já está formado, tente tirar o máximo da coxa e do peito do solo que conseguir e depois alivie.

10 exercícios para fortalecer a lombar

Créditos para fotos: profissional de educação física Vinicius Gomes, da rede Just Fit Academias.

Este texto foi escrito por: Gabriel Gameiro

FONTE:https://www.webrun.com.br/10-exercicios-para-fortalecer-a-lombar/

Assuntos:

FortalecerLombar