Atleta do mês Setembro/2020: Zulmira Marques de Oliveira

Atleta: Zulmira Marques de Oliveira

Esporte: Atleta: Corrida de rua

Idade: 62

Entrevista:

No mês de setembro, vamos conhecer um pouco do percurso trilhado por Zulmira Oliveira, no mundo da corrida. Atleta residente na cidade de Mossoró/RN e que tem inspirado muitos a persistirem nos objetivos que almejam. Ela é um exemplo disso para todos, com certeza. E é, dividindo com vocês um pouco da sua rotina de treinos e perseverança que reiteramos o que ela mesmo disse “Eu quero, eu posso e eu consigo”!

Quando começou a praticar a modalidade esportiva?

Comecei a praticar a corrida de rua aos 50 anos, no ano de 2012. “...Foi devagar, devagar, devagarinho...” (Martinho da Vila). Consegui superar algumas comorbidades e hoje sou uma corredora (não importa o pace). Contrariando os padrões, cheguei em São Paulo para correr a São Silvestre, criticada por algumas pessoas, mas com determinação, coragem e disciplina conclui a prova em 2 horas e 20 minutos. Por isso, digo: nunca deixe coisas negativas definir e afetar você.

Como tem sido sua frequência de treinos durante a pandemia? Precisou adaptar-se? Como tem feito?

Nesse tempo, precisei fazer modificações nos horários, entre 4h e 5h da manhã, para evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Uso de máscara e álcool gel 70% - conter e evitar a transmissão do COVID - 19. A frequência de treinos tem sido de 5x na semana, sob orientações da assessoria El Runner.

Possui cuidados com a alimentação para obter melhores resultados?

Sim. Tenho uma alimentação balanceada, saudável, natural, com alimentos de boa procedência e qualidade (orgânicos). Equilibrada em calorias e nutrientes, de acordo com minhas atividades laborais e esportivas, pois sei que uma correta nutrição tem a mesma importância que os treinos para um bom desempenho nas corridas, evitando fadiga muscular e lesões. Faço uma correta hidratação, diariamente. Antes, durante e após os treinos. Utilizo suplementação - Glutamina, BCAA, Spirulina e Chlorella.

Você considera que sua vida melhorou após praticar atividades esportivas?

Com certeza. Minha vida melhorou 100% em todos os sentidos, após a prática das corridas. Tenho excelentes resultados e mudanças nos campos da saúde física, mental e espiritual. Estou 90% melhor das doenças (Fibromialgia, Condromalacia, Tendinopatia, Neuroma de Morton, Colite, hipertensão). É espetacular, impressionante e maravilhoso tudo que consegui melhorar na minha vida com as corridas de Rua. Emagreci 12Kg. Tenho novos amigos, pois a corrida promove socialização, solidariedade e fortalece vínculos.

Quais títulos você obteve e que considera mais importantes?

Conquistei dois troféus igualmente importantes:

• 2018 – 1º Lugar na faixa etária - Corrida pela Fé - 5 Km - Mossoró-RN.

• 2019 – 3º Lugar na faixa etária - Corrida da Santa - 6Km - Santa Cruz-RN.

Entretanto diante de tantos benefícios, adquiridos com a corrida e apesar de tantas limitações, sinto-me muito grata a Deus e uma vitoriosa detentora de preciosos TROFÉUS - Saúde, alegria, amor, amigos, solidariedade, socialização, bem-estar e melhor qualidade de vida.

Você tem alguma frase ou mensagem que sempre utiliza e acredita para lhe motivar nos seus maiores desafios?

“EU QUERO, EU POSSO E EU CONSIGO”!

Mensagem da atleta:

Sou uma amante das corridas de Rua. É um esporte maravilhoso, democrático e prazeroso. Quase todas as pessoas podem praticar essa modalidade esportiva. Durante os meses mais críticos da Pandemia, foram os que eu mais treinei e quebrei RPs. Saímos por volta de 4h da manhã para treinar e evitar aglomerações. Nesse momento difícil, me dediquei ao esporte, especialmente a corrida e ao fortalecimento - exercícios em casa. Cheguei a correr em uma semana 49,9Km. Com resiliência, consegui superar todas as adversidades que cruzaram meu caminho nessa fase e, continuo com o mesmo propósito. Conclamo a todos os corredores a fazerem o mesmo, pois com disciplina, foco, força de vontade, dedicação e muita fé em DEUS é possível vencer e transpor as situações mais adversas que surgem em nossa vida. Para aqueles que desejam praticar a corrida e ainda não o fazem, digo: é possível correr... iniciem os treinos, saiam do sofá e vençam o sedentarismo. CORRER É VIVER!!! Bora correr e dizer: Fora estresse, sedentarismo, tristeza, gorduras, solidão, dores no corpo e na alma.