Atleta do mês Junho/2017: Sulamita Alexandre Fernandes

Atleta: Sulamita Alexandre Fernandes

Esporte: Atleta: Ciclismo / Mountain Bike

Idade: 36

Entrevista:

Sempre gostou de praticar atividades físicas? 

Durante a minha infância, Fui uma criança hiperativa. Andava de bicicleta, brincava em morro, participava de todas as modalidades esportivas dos jogos internos da escola e fui atleta de handebol durante o ensino fundamental e médio.

Quando começou a praticar a modalidade esportiva?

Desde criança, andava de bicicleta, porém quando cresci, deixei de pedalar.

Na fase adulta, me graduei em educação física e com isso, fui convocada em um concurso no ano de 2009. Com meu primeiro salário resolvi comprar uma bike para fazer trilhas. Logo em seguida fui convidada para participar de corridas de aventura, provas de cross, triathlon, corridas de aventura solo, até chegar as maratonas de bike.

Em 2014 fiquei  afastada da bicicleta por 8 meses, por problemas pessoais, e quando resolvi voltar, em 2015, resolvi me dedicar somente a Bike. Então, resolvi fazer as maratonas de bike em trilha de 50km até 100km. 

Não vivo do esporte. Trabalho em escola e academia como personal Trainer, e recentemente criei uma escola de Bicicleta, que se chama "Miss Bike" @missbike_rn para os iniciantes que querem aprender a prática de pedalar! 

A bicicleta está em minha vida há 8 anos.   

Teve algo ou alguém que o (a) motivou iniciar a prática esportiva?

Meus pais sempre me apoiaram em todas as práticas esportivas, torcendo, comprando material esportivo, pagando inscrição de provas, viagens, etc.

Qual a frequência de treinos?

Treino em média de uma a três horas por dia durante a semana. Nos finais de semana, prolongo um pouco mais com treinos de até cinco horas. Considero-me bem disciplinada, e eu mesma faço minhas planilhas de treinamento.

Para melhorar o desempenho, sigo bem a dieta e procuro dormir 8 horas.

Possui cuidados com a alimentação para obter melhores resultados?

Sigo uma dieta orientada pela nutricionista Adriana Gurgel, contém alimentos específicos para suprir as necessidades dos treinos, além de suplementos essenciais para a melhora do meu desempenho. 

Você considera que sua vida melhorou após praticar atividades esportivas?

Eu não me imagino sem exercício físico, sempre procurei me movimentar.  Jogando bola, surfando com meu pai, pedalando, treinamento de força na academia, corrida com as amigas, frescobol na praia, SUP.

 “Sempre dou um jeito de suar a camisa”! 

Quais títulos você obteve e que considera mais importantes?

No ano de 2016, resolvi sair do RN para competir numa das provas mais conceituadas de MTB, em Campos do Jordão/SP. No evento, competi na elite que não seria a minha categoria, pois sou atleta amadora, e me surpreendi ao conseguir o 5º lugar geral, dividindo o pódio com uma das melhores atletas de MTB do país, a campeã de Cross Country Vivi Favery, “foi inesquecível”!

E outro pódio numa das provas mais conceituadas de Mountain bike também, o "Iron Biker", prova realizada em dois dias, nas montanhas de Minas Gerais/MG com muitas subidas, em meio a vinte e duas mulheres na minha categoria, consegui o 3º lugar.

Esses títulos me emocionam muito, pois foram meses de treinos duros e envolveram muitas renúncias de trabalho, relacionamento e vida social.

No ano em curso (2017) fui escolhida para ser Embaixadora Specialized, “marca de Bicicletas que eu simplesmente amo”!

 Lema

A frase que tenho tatuado em meu pé:

“Andar com Fé”...!

Ter fé e acreditar sempre, que sou capaz de me superar!

Sulamita