Atleta do mês Maio/2016: Gerlane Iara

Atleta: Gerlane Iara

Esporte: Atleta: Atletismo - Corrida de rua

Idade: 36

Entrevista:

Natural de São José de Mipibu/RN, desde os 12 anos de idade, Gerlane iniciou a prática esportiva, na qual dedicou-se aos treinos através de incentivos do professor Dalmo, ainda na escolinha de atletismo do município que residia.

Atualmente, é integrante do Clube de Atletismo do RN e recebe orientações do professor-técnico Marcos Gomes.

Assídua nas pistas de corrida, nossa atleta do mês, mantém uma frequência de treinos de segunda a sábado. Desses 6 dias de treinos, Gerlane dedica 3 à treinos mais intensos. Para melhorar o seu desempenho, ela relatou que mantém o “foco em uma competição. Coloco na cabeça que tenho que melhor meus ritmos e foco no objetivo”. Ela não se atém à restrições alimentares, porém prefere escolher os alimentos que ajudam a melhorar o seu desempenho, enquanto atleta.

Gerlane considera que o esporte só trouxe benefícios à sua vida: “(...) a determinação de querer conseguir tudo que você quer na vida, a persistência de lutar cada dia para ser uma pessoa melhor no mundo em que vivemos”. Além disso, através da prática esportiva conseguiu ingressar na faculdade e realizar o curso de Psicologia, sua área de formação.

Principais títulos:

  • Atleta ouro do Jerns;
  • Atleta ouro CEEMS;
  • Mérito Potiguar da educação. Sendo a melhor atleta mirim em 2003;
  • Norte-nordeste - Campeã em Natal, Fortaleza, Bahia, e Recife;
  • Brasileiros - São Paulo – 6º lugar em 2003 e 2º lugar em 2009;
  • Jogos da Juventude - Em Brasília 2º lugar em 2004 e 2005 nos 3 mil com obstáculos;
  • JUBs - jogos universitários - Macéio 2º lugar nos 1.500
  • Sulamericanos – Rio de Janeiro/ 2004 - 3º lugar e, em Buenos Aires – Argetina/ 2006 – 7º lugar;

Dentre outras: Soldados do Fogo, Choqueano, Bompreço, Meia Maratona de Natal 5km, etc.

      Atualmente, tem se dedicado em competir nas provas curtas abaixo de 10km.

      Como motivação àqueles que estão iniciando a prática esportiva ou que já estão há algum tempo, Gerlane deixou registrado uma mensagem que carrega para si como lema de vida:

“Para os apaixonados pelo esporte o segredo está dentro de você e acredite que é capaz de vencer. Vitórias e derrotas fazem parte, então quando pensar em desistir lembre-se: A maior conquista do ser humano é vencer a si mesmo e amar a si próprio. Depois disso poderá prosseguir com suas metas e objetivos. E que cada um de vocês possam desfrutar do banquete de amizade que o esporte oferece”.